domingo, 28 de agosto de 2011

VALE A PENA CONFERIR

O "Portal Domínio Público", de maneira livre e gratuita, coloca à disposição de todos os usuários da rede mundial de computadores uma biblioteca virtual que permite o acesso a diversas obras literárias, artísticas e científicas, na forma de textos, sons, imagens e vídeos. É um dos portais brasileiros mais interessantes para pesquisas sobre o patrimônio cultural brasileiro e universal.
Confira: www.dominiopublico.gov.br

domingo, 21 de agosto de 2011

BORDADOS À MÃO

Nestes 25 anos de existência o Centro Cultural Feminino - CCF tem marcado sua presença por meio de diversas atividades promovidas na cidade de São João del-Rei e, em especial, pelos produtos criados por artesãos e artesãs da cidade. São famosas as toalhas de linho bordadas com esmero por bordadeiras que, felizmente, ainda insistem em preservar esta antiga tradição.
Você assistiu o filme brasileiro Amor e Cia, dirigido por Helvécio Ratton e que tem no elenco Marco Nanini, Patrícia Pilar e Alexandre Borges, entre outros? Pois é, este filme apresenta em algumas cenas produtos artesanais adquiridos do CCF como, por exemplo, as fronhas da cama de casal, bordadas sob encomenda especial. Aliás, os bordados do CCF são encontrados em enxovais de bebê, camisolas para batizados, toalhas de rosto e de banho, toalhas de lavabo, panos de prato, toalhas de mesa, bolsas etc.
Vale ressaltar que o Centro Cultural Feminino de São João del-Rei se empenha em resgatar, valorizar e socializar a arte dos bordados manuais com suas variadas e antigas técnicas que, muitas vezes, eram repassadas de mãe para filha e que atualmente, com a massificação e uniformização de produtos industrializados e globalizados, encontra-se praticamente em vias de extinção. O bordado manual é, com toda certeza, um importante bem cultural e histórico das nossas Minas Gerais e também fonte de geração de renda para as artesãs.
      Visite a Sede do CCF, na Rua Marechal Bittencourt, para conhecer os bordados e as bordadeiras, bem como outros produtos artesanais. Ah, lá você pode também aprender a arte do bordado!

domingo, 14 de agosto de 2011

JULHO CULTURAL


"Para você, qual a cor de São João del-Rei?" Esta foi uma das perguntas respondidas por diversos convidados no quintal do Centro Cultural Feminino, no período de 18 a 29 de julho, como parte do evento intitulado "O Sexto Sentido" que foi idealizado por Maria Amélia Dornelles Dangelo. Todos os dias Maria Amélia e Jota Dangelo receberam pessoas que dissertaram sobre São João del-Rei e suas cores, seus cheiros, seus sons, suas comidas e suas histórias. Foram momentos maravilhosos, de intensas e mágicas lembranças.
Enquanto no quintal rolavam as entrevistas, nas salas do CCF era possível apreciar antigos cartazes de peças teatrais encenadas e/ou dirigidas por Jota Dangelo e uma exposição de produtos artesanais de lã.

domingo, 7 de agosto de 2011

ARTESANATO SOLIDÁRIO

Praticamente todos os dias, na parte da tarde, é possível encontrar na atual sede do Centro Cultural Feminino senhoras bordando, tricotando, fazendo crochê e outros produtos artesanais, tudo isso ao som de uma gostosa e descontraída conversa. Este grupo de senhoras é composto tanto por artesãs "profissionais" quanto por aprendizes.
No último mês de maio, estas senhoras se dedicaram a tecer (com pontos de tricô e/ou de crochê) sapatinhos e cachecóis de lã para serem doados a uma instituição da cidade. Toda a lã utilizada foi doada por membros da Diretoria do Centro e por outras pessoas da comunidade.
Assim, no final do mês de junho o Albergue Santo Antônio recebeu aproximadamente 50 pares de sapatinhos de lã para serem distribuídos aos idosos que lá estão asilados.

ATIVIDADES

O Centro Cultural Feminino vem, desde 1986, desenvolvendo ações diversas que visam principalmente congregar a comunidade em torno de temas relacionados à cultura e às manifestações artísticas da região. Assim, tem atuado no oferecimento de cursos, oficinas, palestras, debates, saraus, exposições, apresentações musicais, eventos alusivos a datas especiais, além de manter na sua sede uma exposição permanente de produtos artesanais para venda.
Dentre as diversas atividades já promovidas estão: Semanas Bárbara Eliodora, Audição das Meninas Cantoras de Petrópolis, Curso de Arte Colonial Mineira, Curso de Corte e Costura, Curso de Manicure, Curso de Garçom e Garçonete, Teatro de fantoches "Musical de Papel", Apresentação do grupo Afro-Brasileiro, Apresentação de Congado nas ruas de São João del-Rei, Curso de Bordado, serestas em comemoração ao Dia das Mães, exibições de filmes, exposições diversas, palestras e debates sobre variados temas culturais e artísticos. Todas as atividades são gratuitas e abertas ao público em geral.
O Centro Cultural Feminino tem participado também de feiras de artesanato em São João del-Rei e na região, expondo seus diversos produtos dos quais se destaca o bordado.

sábado, 6 de agosto de 2011

LOCALIZAÇÃO

O Centro Cultural Feminino não possui ainda uma sede própria. Já funcionou em diferentes pontos da cidade de São João del-Rei como, por exemplo, em uma casa na Avenida Tiradentes, em um galpão na Estação Ferroviária, na casa mais antiga da cidade e até mesmo na residência de um membro da Diretoria. Atualmente está funcionando na Rua Marechal Bittencourt nº 42, antiga Zona Boêmia no Centro de São João del-Rei, em uma casa cedida por comodato (10 anos) e que foi totalmente reconstituída com a ajuda do Governo Estadual.
Ter uma sede própria é um sonho perseguido desde o ano de 1986. Estamos lutando para conquistá-lo em 2012. Tomara que consigamos!