sábado, 3 de setembro de 2011

BORDADOS: PÁGINAS DE UMA ESTÓRIA

Existem pessoas que conseguem traduzir sentimentos em palavras... Existem pessoas que com palavras produzem emoções diversas... Sem dúvida alguma Jaqueline Menezes Farias Tarôco ("flor do dia") é uma destas pessoas. Com o comentário transcrito abaixo, ela expressou toda sua sensibilidade, carinho e respeito pelas mulheres bordadeiras do Centro Cultural Feminino de São João del-Rei, bem como por todas aquelas que com suas mãos sensíveis bordam estórias, revelam memórias, traçam novos caminhos:
Eu amo bordados e não os vejo como simples pedaços de pano para adornos domésticos. Vejo-os como obras de arte, como pinturas ou mesmo como páginas de uma estória. Não resta dúvida de que todos os bordados são lindos, mas o interessante no ato de bordar é o trabalho de memória que é desenvolvido pelas bordadeiras. Cada paninho bordado é carregado do jeito delicado de cada uma delas. Em momentos mágicos elas se unem, e como fadas com suas “agulhas de condão”, pregam, fixam e costuram sobre os tecidos, sem vida, as suas experiências de mulheres. Suas linhas, entrelinhas e pontos marcam o pano como se fossem linhas do tempo em rostos da maturidade. De cabeça baixa, com minuciosa atenção, o livro da memória vai sendo confeccionado. Já não são tecidos sem vida. Encorparam-se, enriqueceram-se, tornaram-se memórias. Memórias de mulheres diversas, mulheres meninas, mulheres tristonhas, simplesmente mulheres. Por terapia ou simplesmente por amor aos pontos e laçadas, elas caminham juntas. Juntas e separadas. Juntas no prazer, separadas pelas experiências. Através das trocas e coincidências elas caminham bordando, tecendo memórias. Deixam sobre o tecido suas alegrias, realizações, preocupações, angústias, suspiros profundos e bordam, bordam para “terapiar”, bordam para acalmar, bordam para aliviar. Não sabem, mas simplesmente bordam por amar. Amar a vida, amar o próximo, as amigas e a si mesmas. Juntas confeccionam um grande livro de contos, causos, notícias da Gazeta e boatos dos vizinhos. E entre tudo isso caminham a agulha e a linha, que seguem juntas obedecendo as mãos das bordadeiras, das escritoras de memórias. A agulha - a caneta, a linha - a tinta que segue riscando e deixando grafadas no tecido as experiências, as dores e as delícias das bordadeiras do CCF. Parabéns, meninas, pela arte que aflora das suas mãos, que unem páginas de uma grande estória de vida. (JMFT)

3 comentários:

  1. Muito bonito o comentário. Também acredito que a arte do bordado tem um significado muito relevante para a vida pessoal e social das mulheres. Bordando cores e formas as mulheres expressam seus sentimentos, sonhos, desejos, esperanças e, acima de tudo, se encontram e se reencontram. Acho que a foto divulgada representa bem a beleza do encontro. Muitos vivas para as bordadeiras! Parabéns a esta entidade pelo trabalho!
    Maria das Graças - BH/MG

    ResponderExcluir
  2. E quantas estórias! Lendo este blog me lembrei muito de minha avó e de minha mãe. Elas bordavam maravilhosamente bem, assim como faziam crochê e tricô. Aprenderam as artes manuais quando ainda eram mocinhas e nunca deixaram de lado suas agulhas, linhas, tecidos, inspiração. Tenho em casa muitas peças feitas por elas e, posso dizer com certeza, cada uma tem uma estória. Eu aprendi com elas, mas infelizmente a artrite me impediu cedo demais de produzir as minhas próprias estórias nos trabalhos manuais. Mas, é muito bom saber que os trabalhos manuais ainda são ensinados, praticados e valorizados. Desejo muito sucesso ao Centro e a todas as bordadeiras.
    Hélia Araújo

    ResponderExcluir
  3. Parabenizo o Centro Cultural Feminino de São João del-Rei pelo esplêndido trabalho que realiza e, agora, pela criação deste blog.

    Com ele, o CCF oferece a todos mais um canal de expressão da vida cultural de São João del-Rei, mais especificamente das propostas e realizações deste centro de arte e artesanato.

    Por oportuno e pela afinidade de propósitos no que se refere à cultura e a memória de São João del-Rei, apresento o almanaque eletrônico Tencões & terentenas,

    http://diretodesaojoaodelrei.blogspot.com/

    inclusive como um espaço de divulgação das promoções do Centro Cultural Feminino.

    Cordialmente.

    ResponderExcluir