sexta-feira, 21 de outubro de 2011

Mês de combate ao câncer de mama

   O Centro Cultural Feminino de São João del-Rei, presente no mês de combate ao câncer de mama, recorda a todos que desde 29 de abril de 2009 está em vigor em todo o território nacional a Lei Federal 11.664/2008, que garante às mulheres a partir de 40 anos a realização do exame de mamografia na rede SUS - Sistema Único de Saúde.  
   A Lei dispõe sobre a efetivação de ações de saúde que assegurem a prevenção, a detecção, o tratamento e o seguimento dos cânceres do colo uterino e de mama, no âmbito do SUS.
  Mundialmente, ainda é a mamografia o melhor método de detecção precoce do câncer de mama, podendo ou não ser complementada pela ultrassonografia mamária, a critério médico.
   Se você é mulher, cuide-se! Informe-se! Faça os exames de rotina! Não tenha medo de um possível diagnóstico. Lembre-se que, nos estágios iniciais, o câncer de mama tem cura!
  Se você é homem, compartilhe as informações com as mulheres que ama. Estimule a prevenção, o acompanhamento ginecológico e a realização periódica da mamografia, que é a única forma de detectar o tumor ainda no início, quando as chances de cura chegam a 95%.

 Aproveite para conhecer os sites Mamografia é Vida ( http://mamografiaevida.com/ ) e Câncer de Mama: eu sei o que é isso! ( http://www.cancerdemama.com.br/ )

Um comentário:

  1. Parabéns pela iniciativa. Saúde é tema obrigatório para qualquer associação. Infelizmente os governos no Brasil não agem como deviam com relação à Saúde e ao SUS. É difícil e demorado conseguir marcar mamografia pelo SUS. Porém, devemos insistir, pois a Lei nos protege e é necessário fazermos os exames periodicamente.
    Nancy

    ResponderExcluir